Green Job: Você ainda vai ter um!



Cá pra nós, sustentabilidade e ecodesenvolvimento é muito mais do que uma questão ambiental, é moral.
Ser verde é ser limpo. Por dentro e por fora.


As atividades "verdes" são irreversíveis. Chegaram pra nunca mais sair.


De tempos em tempos aparece uma nova onda. Um modismo de gestão.

Foi assim com a Reengenharia, Qualidade Total, 5S, Governança Corporativa e devem ter outros menos famosos que eu nem lembro agora, isso pra ficar apenas nos últimos 20 anos.


Junto com cada onda dessa vem o seu guru. E junto com cada guru um furor fundamentalista de cursos, livros, seminários, congressos e especializações.
Toda uma indústria bilionária da nova "tendência", artificialmente fabricada para estimular o consumo.

E de onda em onda, chegamos aos Green Jobs.

Quando um tema cai na mídia de massa, a tendência já vem acontecendo há décadas mas ainda não tinha chegado ao senso comum. Só quando vira manchete de um telejornal da TV aberta é que as pessoas começam a se alertar.

Verde é tudo que se liga em atividades que geram baixo carbono. É tudo que estimula a consciência. Que diminui os impactos. Que são projetados pensando em não deixar rastros, lixo, descarte mínimo e reaproveitamento e reciclagem.


Alguns exemplos:

Captação e distribuição de Energia solar e eólica, Logística reversa, Bioconstrução, Produção de Biodisel, Manejo e Reflorestamento, Produção de mudas de espécies nativas para recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, Produção de carros híbridos, Saneamento e estações de tratamento, Biodigestores, Agricultura Orgânica, Geração de energia a partir de biomassa, Gestor de ONG - afinal quem toca o dia a dia estratégico e operacional da Ashoka, WWF e Endeavor?


E mais..


Geoprocessamento (principalmente para análise remota de solos vulneráveis e não só para para mapeamento de GPS). Gestor de Projetos e captação de recursos para o terceiro setor. Games com metodologia 3D. Especialista em Cibercultura e Redes Sociais. Programação de jogos em rede. Programação de sistemas hipermídia/multimídia, realidade virtual e jogos eletrônicos. Ferramentas de EAD (Ensino à distância). Gerontologia; Capacitação de cuidadores; Enfermagem Geriátrica; Especialista em design integrado para sustentabilidade.


Talvez seja importante lembrar um detalhe: para que os empregos "verdes" sejam ocupados é preciso fazer uma escola "verde" com professores que ensinem a pensar "verde" e ajudem na aquisição de novas competências "verdes". Famílias e pais verdes, etc, etc, etc.
Deixar para trás o círculo vicioso e caminhar para o virtuoso.

Esse estudo recente da OIT - Organização Internacional do Trabalho, traz um painel das perspectivas desse segmento para o Brasil:

"Empregos Verdes no Brasil: Quantos são, onde estão e como evoluirão nos próximos anos".
Ele pode ser lido aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...