As melhores Universidades do país. Sua escola está nesse ranking?


Diz a lenda, que alguns colégios e cursinhos particulares de São Paulo e Campinas "sugerem" aos seus alunos de ensino médio, que se eles não passarem nos vestibulares da USP e da UNICAMP não vão ter nenhuma chance na sua vida profissional. ( e indiretamente vão "sujar"o nome de suas escolas)

Eles acreditam que se seus alunos não entrarem nas universidades dos sonhos ( de seus pais e professores) seu destino profissional não vai ser lá grande coisa.

Mas é claro, isso é apenas mais uma daquelas lendas urbanas.

Ou eu é que não devo ter ouvido muito bem....

Pois bem, nada mais competitivo do que rankings.

Essa semana a Veja trouxe um das melhores instituições de ensino do país com alguns dados no mínimo inquietantes.

Das 19 primeiras posições, 9 são universidades públicas (ITA, UNIFESP, UFRGS, UFCSPA, UFMG, Famerp e as Federais de Lavras, Viçosa e Uberaba).

USP, Unicamp, Unesp e PUC não fazem parte dele.
Ué?

Ficamos aqui, eu e o mouse, a nos perguntar: Por que será? Por que elas não entraram nesse ranking?
Onde estão os reitores/gestores dessas escolas? Onde estão suas assessorias de imprensa?
Por que a fama continua? Que resultados elas estão entregando?
Ou será que elas são tão boas, mas tão boas que nem precisaram participar do ranking?
O que está acontecendo com as marcas tradicionais?

Uma resposta possível seria: "Nosso saber é tão notório que somos inclassificáveis, estamos muito acima desses recursos mundanos de mercado".

Essa pode ser uma saída, digamos, honrosa?

Já a FGV aparece na primeira, terceira e quarta posições.

Ficou muito bem na foto!

Por falar em FGV, recentemente o jornal Valor Econômico trouxe uma matéria sobre a arrogância dos alunos da graduação dessa bem classificada escola. A questão está ficando tão fora de controle que foi criada uma disciplina, ou algo parecido, chamada "Baixa a bola, FGV".
Juro que não fui eu que inventei isso, está lá. ("Empresas começam a flexibilizar exigências sobre a origem escolar") 09/09/09.

Esses fofos quando entram como trainees nas empresas, acham que só pelo fato de terem essa grife gravada, à ferro, fogo e muita grana nos seus currículos, não precisam fazer mais nada.
E que a empresa deve agradecer pelo fato deles estarem lá e por falar nisso - onde está o tapete vermelho??

Tudo começou quando numa determinada empresa de consultoria, um gestor de RH, acordou de bem com a vida, resolveu fazer um gesto de humanidade e dar uma chance para funcionária administrativa que sonhava em ser consultora, mas coitadinha, sua universidade era de segunda linha... Não tinha grife nenhuma no seu currículo. Ela era uma espécie de gata borralheira no universo das cinderelas corporativas. Mas o RH experimentou o sapatinho de cristal e ele serviu... e oh...ela mostrou que era capaz e que tinha talento e garra.

Vejam só.

Quando Darwin levantou a questão da sobrevivência das espécies, falou da supremacia dos mais fortes e mais ágeis.

Pois bem, enquanto papais e mamães da classe média passam a mão na cabecinha dourada de seus ungidos filhos, evitando qualquer frustração e confronto, fazendo todas as vontades, mimando, protegendo e arrastando a adolescência até os 30 e tantos anos, e quando finalmente esse filhote vai para a vida chega totalmente despreparado. Sem nenhuma agilidade e muito menos força pra lutar. Afinal, a vida sempre foi tão fácil....

Enquanto isso, quem teve que ralar, trabalhar o dia inteiro desde cedo, ir para a faculdade (geralmente de segunda linha) à noite, pegar metrô, ônibus e às vezes ainda trem pra chegar em casa, dar conta de pagar o crédito educativo, essa pessoa vai competir no mercado de trabalho com uma fome, uma garra, com uma vontade de acertar, raramente encontrada na classe média.

Quanto mais gestores e analistas de recursos humanos abrirem seus olhinhos, ampliarem os horizontes, percebendo que há vida inteligente fora das escolas "top" de linha e que se quiserem pessoas acostumadas a brigarem por seu espaço, além do talento e de um currículo recheado de letrinhas famosas mas com baixa experiência de sobrevivência, será preciso ampliar a base de captação.

A não ser que eles comecem a comprar muitos metros de tapete vermelho e aprendam a desenrolá-lo....direitinho, se não quiserem ver o maior piti!

Posts relacionados:

A Agonia dos com Crachá

O Labirinto, O Minotauro e o Mercado de trabalho

Existe Vida antes da Morte?

2 comentários:

Anônimo disse...

eu quero fazer parte da história do ITA!

Viviane Sevarolli disse...

Pena que ainda nao facam parte da historia internacionalmente. Recebi um ranking interessante das 200 melhores universidades do mundo e Brasil nao faz parte. No entanto fez acredito o ano passado. Perdeu a posicao esse ano. Cheque: http://www.timeshighereducation.co.uk/hybrid.asp?typeCode=438

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...