Se século tivesse slogan o do XXI poderia ser: "Desaprenda ou morra".
Cansei de ser Sexy- Esse é o nome de uma banda indie que ganhou o mundo. CSS para os gringos.
Detalhe, a banda abalou sem nunca ter gravado um disco. Das baladas underground de São Paulo para o mundo, e tudo começou pela Internet. Um caso clássico de mudança de paradigma.
Novos modelos mentais. Neurônios arejados.
Nesse link tem um clip do que as elas fazem:
http://br.youtube.com/watch?v=G8lcnzWCKpQ&feature=related
Atenção aos comentários do link e ao gigante número de pageviews: 2060188 ( na hora dessa pesquisa)
Gostou? Não gostou? Não importa!
Elas têm seu público que deixa comentários do tipo:
"......Mais hyper impossível!- ....."they are fashions, and the songs are underground!!! " - ....."funny performance, so fresh! I love CSS!......"
Assim como elas, estão aí outros tantos. O Afro reggae no Rio e sua narco cultura.
O cordel do Fogo Encantado e o "Movimento Mangue beat " de Pernambuco.
Isso pra ficar apenas na música.
É esse pessoal que está tirando os pés da lama da mesmice e mostrando a cara da geração Y.
Foi essa geração que ajudou a eleger Obama e que vem pra cima "como uma onda no mar..."
Essa geração é digital, conectada e antenada.
Em todos os campos, tem gente afrontando os modelos antigos de fazer negócio, cultura, política e criando novos espaços. Não tem espaço para o que eles fazem? Não faz mal, eles criam.
Experimente dar uma olhada no entorno com um novo olhar.
Mais exemplos?
Teatro Mágico:
http://br.youtube.com/watch?v=k5sjbqGOOMY
http://www.oteatromagico.mus.br/novo/
Jogando no Quintal:
http://br.youtube.com/watch?v=tSrHxt07j6I
http://www.jogandonoquintal.com.br/
Parlapatões, Patifes e Paspalhões
http://br.youtube.com/watch?v=_793RzLVx3w
Quebra de paradigma é apenas um nome para esses movimentos. Poderia ser tal "destruição criativa" da qual falava Schumpeter ou outra expressão qualquer.
O nome é o que menos importa, neste caso só a atitude criativa e empreendedora contam.
Alvin Tofller, nos anos 90 já avisava: "...os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusarem a aprender, reaprender e voltar a aprender”.
Ousadia é prana. Alimento vital. Compõem a cesta básica do mercado de trabalho atual.
Sem coragem não existe competência nem nada pelo qual valha a pena viver.
Cor + agem: agir pelo, com e através do coração.
Para Picasso “cada ato de criação é primeiro um ato de destruição”.
Todos esses cases mostram algumas coisas em comum:
- Atitude empreendedora
- Todos levantaram a "derrière" da cadeira e foram à luta
- Acreditavam em si e no que faziam
- Essa moçada entrou no jogo pouco se lixando com as regras antigas
- Quebraram paradigmas e criaram novos modelos de atuação
Não por acaso, todos os exemplos são da área cultural. É o segmento que mais ousa e por isso é mais feliz.
"Quem é mestre na arte de viver distingue pouco entre o trabalho e o tempo livre, entre a sua educação e a sua recreação. Busca simplesmente uma visão de excelência em tudo o que faz, deixando que os outros decidam se está trabalhando ou brincando. Ele pensa sempre em fazer as duas coisas ao mesmo tempo. "
Thomaz Wood Jr - "Cuidado, Trabalho" - Ed Saraiva
E você, quando foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?
Um comentário:
Sempre dou uma passada e revejo seus posts, os vídeos e artigos que recomenda.
Como vc me enriquece com seu blog.
Não pare de postar!
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