Agricultura Orgânica:mais inteligência de mercado impossível

Dois exemplos, altamente inspiradores, do mesmo agricultor orgânico no sertão da Paraíba. 
Nesse primeiro vídeo, foi mostrado o aproveitamento e melhoramento das espécies nativas. 


A próxima matéria, exibida em 27/11/2011, amplia as informações do vídeo anterior na mesma propriedade e mostra as imensas possibilidades do manejo orgânico.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/11/fazenda-investe-na-producao-de-alimentos-sem-agrotoxicos-na-pb.html

Veja só esse exemplo: Suco de batata de Tiririca ( Cyperius Rotundus ) como estimulante de enraizamento ou fertilizante nas mudas por estaquia do viveiro.  Mais genial que isso impossível.   E essa informação já circulava em revistas especializadas de agronomia desde 1945.


Cyperus esculentus
Agora, experimente chegar numa loja de produtos agropecuários e perguntar ao "experiente" balconista como combater as tiriricas. 
A resposta muito provavelmente será assim: " é muito fácil só usar Roundup  
( veneno a base de glifosato, famoso mata mato vendido livremente no Mercado Livre..)  ou jogar óleo diesel em cima da erva..."    


E o lençol freático que exploda!!!! 


No dia que eu ouvi esse desatino sendo dito para uma perua que buscava a solução da tiririca para o gramado da sua chácara, meu sangue subiu, a pressão idem, tive que me segurar, contar até 100 para não avançar na jugular do balconista...  e da perua...
A burrice diplomada e declarada em voz alta me tira completamente do sério.
Se pelo menos ela ficasse guardada só para si.

Voltando aos vídeos, o desprezo do Cerrado e da Caatinga, é um mais exemplo da total ignorância. 
No médio prazo ainda vamos pagar caro por ela. 


Tanto as empresas urbanas quanto as rurais podem aplicar uma  boa gestão de IM. Colocar o termômetro no mercado, olhar no seu entorno, ver o que está sendo feito, ou deixando de ser, planejar e agir.   


O custo da desinteligência ainda não foi medido. Nem o da falta de bom senso.
E mesmo assim, tem gente que acha que investir preventivamente em inteligência é um desperdício.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa a interpretação da notícia divulgada sobre a Fazenda Tamanduá.
Aliás houve um tempo em que o slogan do governo era: "Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil". Gostei do nome dessa fazenda... (afinal formigas, dentre elas as saúvas, são o principal alimento desses peludos mamíferos).
Essa matéria tem muito a ver com a anterior (No país de Paulo Freire) pois além da falta de conhecimento por "burrice" (a pessoa ser condenada a nada saber por falta de disponibilização de conhecimentos mínimos (ler escrever, contar, somar, multiplicar, etc.), ainda temos de penar com a ignorância diplomada e letrada. Somente uma pessoa com sabedoria (mesmo que não saiba ler) pode conhecer esse tipo de "segredos" da arte da vida...
Que saudade das histórias que contavam meus avós e meus tios-avós, sempre que estávamos reunidos.
Ótimos temas e ótimos posts.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...