Inteligência de Mercado e Competitiva: Referências bibliográficas


Sem nenhuma preocupação acadêmica, coloco aqui uma listinha de livros, artigos e blogs que podem ajudar a aprofundar o tema Inteligência de Mercado.

A palavra "inteligência" já começa por indicar que nada que é dogmático pode ser inteligente.

Portanto fuja de quem sugerir apenas leituras exclusivas dentro da área da IM ou da IC ou do BI.

Gosto dos clássicos. Se alguém disser que as ideias de Michael Porter não são mais válidas, eu discordo e continuo o que estou fazendo.
Porter está para a inteligência competitiva assim como Kotler está para o Marketing e o sorvete de creme para o Petit Gateau...

Michael Porter
Porter em Harvard ( 2003)

Modelo de 5 Forças de Michael Porter
Seu modelo das 5 forças do Mercado ainda é insuperavelmente elegante


Kotler on Marketing: How to Create, Win, and Dominate Markets
E Kotler....nada mais atual que ele

Bem, depois de marcar posição com os 2 bam, bam, bans do pedaço vamos aos
outros que ( mais que provavelmente) beberam nessas duas fontes.




Todos os livros do prof. Alfredo Passos


Livro - Inteligência Competitiva - Como Se Manter À Frente dos Movimentos da Concorrência
Capa Capa
Trechos no Google Books


A Cultura da Participação
Tenho gostado muito da abordagem de Clay Shirky na interface redes e IM

fora+de+serie+:+outliers
Todos os livros de Malcolm Gladwell. Por que? Por puro deleite!



Artigos:

Blogs:



Depois vou acrescentando mais algumas coisas, por enquanto: enjoy it!

Um comentário:

Vitor Tenório disse...

Bom dia, eu gostaria de saber qual dos livros citados você recomendaria para quem quer se introduzir na área de inteligência de mercado. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...