ECOS DA ENTROPIA


"Um dos meus prazeres secretos é observar gente. O mundo é meu parque de diversão". eu

Em linhas bem gerais e dentro da visão mais leiga possível: Entropia pode ser definida como algo que necessariamente vai se deteriorar, caso não haja um esforço sistemático e constante na direção oposta.
Essa é uma das leis básicas da termodinâmica. Como se todas as coisas - e pessoas - se entregues à sua própria sorte, caminhassem para o caos, a dissolução e a irrelevância.

Em suma, somos precários.
Na verdade somos mortais.

Exemplo: Se não forem consumidos no tempo certo, esses morangos irão mofar. ( ....não foi o que aconteceu com esses da foto, podem ter certeza....!)

Carreiras também entram em entropia.

Exemplos:

- Aquele profissional que faz a mesma atividade há décadas e que com muito custo olha em volta e percebe que os resultados alcançados anteriormente não se concretizam mais.
O prestígio de antes - que abria portas com a simples menção do seu nome - agora requer prospecção e networking, e ele não sabe fazer isso.

.....E se recusa a aprender......

- Aquele corte de cabelo, modelo de roupa, que ficava tão bem em você, agora dá um ar de desleixo.

....Pura naftalina......

- Os assuntos e valores que sua família falava e você continua cultivando. Sucessos passados. Intermináveis sessões de nostalgia. Esse passado só atrapalha seus resultados atuais, mas mesmo assim você insiste.

- O profissional que deita e rola no status de uma profissão que abria portas no tempo do seu pai ( funcionário público do BB, a trilogia médico/advogado/engenheiro) e se recusa a ver que hoje o bacana é ser design de game para smartphone e que esse curso ainda não entrou no currículo de quase nenhuma universidade.

Estar atualizado cansa. Mas quem não está atualizado, dança.

Estar alinhado com seu tempo requer investimento, atenção, conexão, vontade, entusiasmo e um monte de outras coisas que custam tempo, dinheiro e principalmente vontade. Veja bem, não estou falando da necessidade de nenhum MBA, pós-graduação, nada disso. Atualização é um refinamento que não pode ser comprado com nenhuma certificação.

A natureza humana é acomodada, morre de preguiça, adora um sofá, uma zona de conforto para se encostar, um miojo, um snack vagabundo, mas que preencha o vazio da fome imediata.

Ouço pessoas de todas as idades com discursos velhos, desbotados, surrados, repetidos exaustivamente pelo piloto automático do ego conformado e acomodado.

Daí, lá na frente, daqui uns 10 ou 20 anos, todas as lamentações vão se justificar. "O mundo não me deu oportunidade; .... ou meu marido - ou minha mulher, ou meus pais, o governo, nunca me ajudaram; .... nunca tive sorte, como meu irmão, meu vizinho, meu cunhado, minha melhor amiga...;.....minha saúde nunca foi boa...... blá, blá, blá"

o repertório de lamentações é enorme e infinito..... dizem até que tem um muro para elas.....

Contribuimos com a entropia o tempo todo, e o pior é que nem sempre sabemos que estamos fazendo isso.

Velhos padrões. Comportamentos viciados. Desvitalizados. Tóxicos.

Esse jogo é perigoso e ninguém ganha. Só arrasta a miséria pelas próximas gerações que convivem com esse comportamento e o aprendem.

Somos a gênese da nossa decadência. Quando também poderíamos ser o milagre da nossa transcedência. É tudo uma questão de escolha, percepção e consciência.

Somos consequência da nossa genética, mas mais ainda do nosso meio.

Absorvemos comportamentos tóxicos, os reproduzimos e levamos isso para o nosso dia a dia, como os homens-bomba. Eles amarram explosivos no corpo e detonam em nome de Alá, ( que seja sempre louvado).
Aqui carregamos nossas crenças tóxicas e detonamos tudo à nossa volta, com nossa descrença e resistência à mudança. Tudo sutil e muito bem disfarçado.

Há saída para a entropia? Sim, claro!
Já fiz minha parte comi os morangos.

Um comentário:

ZAZÁ LEE disse...

Eu como morangos.
Mas admito que muitos ainda vão para o lixo, mofados.
O ideal seria ter morangos na horta e come-los fresquinhos todos os dias.
Ótima reflexão Maris!
Bjs querida

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...