Geração Y

Webmarketing e as estratégias do luxo

Hoje tive uma manhã de madame. Me dei ao luxo de acordar as nove horas!
Convenhamos: pequenas contravenções fazem muito bem à pele...e também a alma.

Tomei café lendo o jornal! Adoro esse ritual de preguiça que quase nunca consigo realizar.
Concluo que a vida de perua deve ser muito boa!! ;D

Como dizem por aí: Fazer nada é tudo!!

Me deparo com uma notinha que fez minha cabeça rodar a mil. (ou terá sido a cafeína..?)

Transcrevo a notícia no final do post.

O tema da nota é ( aparentemente) muito simples: a entrada da joalheria Vendome 1699 no Brasil.

Por aqui o mercado de luxo movimenta algo em torno de US$6 bi/ano.

O site Luxury Lab pontua a cada dia as pegadas desse segmento. E alguns blogs de iniciativa de marcas conceituadas atualizam as tendências.

Ok, afinal o que isso tudo tem a ver com Inteligência de Mercado na Web?
A Vendome 1699 não tem lojas físicas e existe há menos de 3 anos. Toda a sua estratégia está baseada nas redes de relacionamento.

Seu site é mais hermético do que os tratados alquímicos medievais.

Nenhuma foto de produto e na página principal apenas a imagem da imensa praça Vendôme em Paris, mundialmente conhecida como o local das maiores e mais tradicionais joalherias da cidade.
1699 não quer dizer nada, mas induz a um número de uma loja localizada na praça famosa...!

Na redação da nota no jornal há dois verbos muito sugestivos - Sugerir e Intuir - o que demonstra a utilidade da psicologia social do consumidor para a estratégia de mercado da marca. ( momento maldade: cá pra nós, pelo menos para alguma coisa tinha que ter utilidade...) #prontofalei

Pois bem, a empresa trabalha com a seguinte estratégia: Mailing list segmentado por renda, festa VIP onde só entram os cadastrados e seus amigos e por e-commerce.

Nada de loja em Shopping ( com os aluguéis astronômicos e todas as taxas decorrentes), nada de decoração, móveis, folha de pagamento, treinamento, sistema de segurança, nem verba de publicidade e mídia, folder, encarte em revistas, catálogo, fotógrafos e todos os encargos envolvidos uma operação comercial no mundo real.

Nada de novo! A Tupperware fazia isso desde a década de 50, 40?

Nenhuma inovação, mas um certo ar de mistério.


A inteligente estratégia de mercado da Vendôme 1699 é um misto de MMM- Marketing multi nível - e utilização das redes sociais, com toques de festa, experiência e relacionamento.

Ou seja, o antigo agora com chantilly na versão digital e formato matador!

O que seria gasto em todo o processo tradicional da loja agora é investido num espaço de clube bacana - ou um restaurante de um chef da mod, fechado exclusivamente para o evento -, ou um dos salões de um hotel 5 estrelas; taças de cristal, champagne, garçons, glamour, convites entregues por mensageiros e muito sigilo para não atrair a atenção dos meliantes...

Não se sabe se sua operação envolve o processo industrial da fabricação de joias ou se ela se ocupa apenas da parte comercial. Nesse caso deve comprar as peças de designers avulsos globais.


Todo esse investimento ainda deixa seus produtos 30 a 40% mais baixos do que os das joalherias que ainda operam nos modelos tradicionais.

Onde as redes sociais vão nos levar? E o e-commerce?

Perguntinhas básicas:

- O que os Shoppings e Malls estão fazendo sobre isso?
- Como a geração Y ou pós-Y vai consumir?
- Como utilizar as redes sociais para vender seu produtode forma inteligente sem ser chato e invasivo? " Clic aqui e veja as nossas promoções imperdíveis" ou pior, "RT e concorra"

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Da coluna Blue Chip do jornal Valor Econômico caderno Empresas- página B6

" Luxo para poucos"

O nome da joalheria Vendome 1699 tem suas pegadinhas premeditadas. Quem conhece a Place Vendôme de Paris, quadrilátero que reúne joalherias de luxo, pode sugerir que a grife seja uma delas. Ou facilmente intuir que se trata de uma marca centenária, fundada em 1699.
Na verdade, a Vendome 1699, de joias sob medida, está no mercado há apenas dois anos e nem loja tem. E nem pretende ter. A estratégia é vender seus aneis e brincos de diamantes em dois ambientes: Festas VIP e na Internet.

"No Brasil as pessoas estão dispostas a pagar mais caro por joias", comemora Baruk Pilo, CEO da marca. Ele procura um representante no país para gerenciar a operação brasileira da Vendome 1699 e organizar o primeiro bate-copos com potenciais consumidoras brasileiras para apresentar seu portfólio - e vender as joias, claro.
Essas festas são feitas em 14 países para as clientes que fazem parte do "clube" da marca, em que só entram convidados e seus amigos. "É o luxo para poucos" define Pilo. Há planos de formatar o e-commerce da joalheria para o Brasil. A loja virtual funciona na França, Bélgica, Suíça e Reino Unido. "Em longo prazo, a venda on-line deve representar 20% do faturamento. O e-commerce nos permite praticar um preço 30%ou 40% menor do que as joalherias que têm lojas físicas", diz Pilo.
No Brasil, as joias da Vendome 1699 devem custar, em média, R$ 7 mil. A expectativa é de que o país represente 10% do negócio em cinco anos.

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PS: Desnecessário dizer, mas digo mesmo assim: não conheço a tal marca nem ganhei nenhum joia para escrever sobre ela.
Apenas achei interessante sua estratégia de mercado.
Pura ingenuidade de minha parte. Num futuro bem próximo esse tipo de comentário vai gerar moedas virtuais e prestígio digital. O Facebook já está se movimentando para isso... aguardem post em breve.

Cultura Digital ilimitada


Posso estar totalmente enganada mas ainda estamos engatinhando quando o assunto é o alcance de plataformas digitais!
A história desse garotinho de 6 anos é mais um exemplo de quanto nossa visão é limitada sobre esse tema.
Esse é apenas mais um exemplo no meio de tantos outros que estão ocorrendo a cada dia mais com muita intensidade. A questão é :
- Até que ponto estamos preparados para utilizar os meios digitais com um mínimo de inteligência e senso de oportunidade?



Menino paga tratamento de câncer vendendo desenhos na internet

DA BBC BRASIL

Um menino americano de 5 anos conseguiu pagar o próprio tratamento de câncer vendendo 3.000 desenhos de monstros, palhaços e alienígenas na internet, muitos deles feitos na cama do hospital.

Aidan Reed, que vive em Kansas City, nos Estados Unidos, foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado.

Os pai dele, Katie e Wiley, tiveram de ver o filho enfrentar semanas de sofrimento com o tratamento de quimioterapia e outros procedimentos dolorosos, mas tinham esperanças, já que os médicos haviam dito que o tipo de câncer de Aidan tem uma taxa de cura de 90%.

Só que com as contas de hospital se acumulando, os Reed tiveram de colocar a casa da família à venda. Foi aí que surgiu a ideia de transformar um hobby de Aidan em fonte de recursos.

"Eu gosto de desenhar cavaleiros, bobos da corte, palhaços assustadores e alienígenas", disse Aidan ao Survivors Club, uma organização que ajuda pessoas que enfrentam adversidade.

"Eu também gosto de me vestir de palhaços bons e palhaços malvados. Eu posso ser um lobo ou um zumbi..."

SUCESSO

Durante o tratamento, Aidan gostava de desenhar monstros. Estes desenhos foram colocados à venda na internet pela tia do menino, Mandi Ostein.

"Meu número de sorte é 60, então eu decidi que iria vender 60 desenhos", disse Ostein.

Mas o sucesso foi tanto que a tia de Aidan acabou transformando sua casa em um centro de impressão e envio de desenhos. Muitos deles eram "assinados" pelo artista.

Pedidos chegaram de vários países do mundo, inclusive do Brasil.

"Eu fiquei chocado com a reação aos desenhos de Aidan. Acho que para ele também tem sido uma boa distração da doença", disse o pai de Aidan, Wiley Reed.

No fim, foram vendidos cerca de 3.000 desenhos, arrecadando mais de US$ 30 mil (R$ 47 mil), o suficiente para cobrir todos os gastos com o tratamento e cancelar a venda da casa da família.

"É absolutamente inacreditável. Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano. Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.

Notícia publicada aqui

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